Páginas

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Bipolar?



Gente. Pessoas. Ou alguém que possa ter a disponibilidade ou a paciência para ler o que escrevo.



Quem me conhece sabe que amo conversar, ou simplesmente falar desde que haja um ouvinte atento. Alias quem me conhece bem sabe que sou cheia de extremos, altos e baixos e num mesmo dia posso brigar “pra sempre” com alguém e mais tarde pedir desculpas e fazer as pazes. Sou assim.


Achava lindo ser 8 ou 80 e sempre deixei claro q sou assim. Mas ontem levei um baque lendo um livro lá na Nobel. Minha área favorita no momento é a psicologia, então peguei um com o titulo bem a minha cara: TEMPERAMENTO FORTE E BIPOLARIDADE. Saí de um estágio de apenas curiosa para o de “paciente”.


Sério. Como diz o Cássio: "choquei perua". Mas choquei mesmo ao me ver descrita no livro de um tal DR Diogo Lara. Foi impressionante constatar que todas as minhas insanidades antes órfãs de pai e mãe agora tem um nome: Bipolaridade.


E como não “devorar” um livro com apenas 124 paginas. Alguns exemplos que ele colocava la se encaixava direitinho em meu comportamento.


Ora sou amável, ora explosiva. Me empolgo tão fácil com coisas novas como me desapego mais fácil ainda. Estou num momento confuso, ou melhor estava numa confusão de sentimentos, de porquês, minha curiosidade esta a mil.


Não que vá mudar muita coisa eu saber disso, como diz Janaina sou “teimosa”, mas estou aprendendo a me conhecer mais a fundo, cometendo portanto, menos erros.


Ate meu “otimismo extremo” que achava eu ser uma qualidade imprescindível, esse medico classifica lá no livro como fazendo parte da vida de um bipolar.


O que me deixou totalmente tranqüila foi saber(pelo livro) q sou de grau leve. Mas também ficaria tranqüila se não o fosse pois essa minha “tranqüilidade excessiva” já soube que também é do bipolar.


Aiai e agora?


Algum “transtornado” ou “normal” quer opinar, contar experiência???

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nao só "transtornada", "normal" ou como vc disse "Viajado"...
    Vamos ao post comentario...kkk
    Pois é minha cunhadinha, to até com medo de ir até lá e ler este livro e descobrir que sou bipolar (porem o medo não é descobrir a bipolaridade e sim o grau em que estou..kk)
    Vamos rir um pouco com esse comentário, mas vamos pensar que isso também é sério...
    Eu te conheço muito bem, acho que sou uma das pessoas que mais convive com vc e te conhece... assim como vc tbm me conhece muitooooo bemmmmm!!
    e por issso podemos falar, ouvir, e aconselhar..uma a outra ( por mais que algumas vezes vc diz que eu nao vou fazer, mas eu escuto,é que nem sempre é fácil controlar minha impulsividade)
    Fiquei muito curiosa pra ler este livro!..
    Mas se vc ta descrita nele já posso pular uma parte né..
    Sabe que vc diminui algumas coisas ...
    Exemplos... ligar e nao atender...eu entendo isso em vc, mas nem sempre quem liga entende..kk
    Mas te conheço tão bem ..que me lembro de algo assim...claro que na época vc nem namorava ...mas foi mais ou menos assim... vc ia marcar o telefone para uma entregar p uma pessoa e ai eu marquei o e-mail e disse...vou marcar o e-mail tbm pq sei q vc vai dar o telefone e a pessoa vai morrer de ligar e vc não vai atender...então pelo menos tem o email...MDR(morremos de rir ..lembra)???
    Então né vivi... acho que te entendo tão bem e vc a mim por sermos parecidas, só que algumas coisas diferentes... ( espere pra quem ta lendo vai ficar confuso, pois podem nos nos conhecer, ou não me conhecer) mas eu explico... tem algumas coisas que temos iguais, mas em grau diferentes, tem coisas que vc tem e eu não mas somos capazes de compreender....(pelas outras coisas...)
    vixi..to filosofando..ehehe
    voltando... tem dias que quero dormir, ou q não quero ver ninguém, tem dias que estou extremamente carente e quero tudo.. (tenho dó de quem ta do nosso lado, pq nunca nos contentamos né) rs
    mas temos uma coisa de bom, somos autenticas ... sempre com altos e baixos, mas sempre buscando algo no nosso tempo!

    Ficar tranqüila? ...hummm.... se não subirmos de grau e nos tornarmos multipolares...ai ta tudo bem!!!

    De louco todo mundo tem um pouco né... vc com a “teimosia” eu com a “impulsividade”, mas o que importa é que temos erros pra melhorar..e acertar e errar, e experimentar de novo.. só precisamos do nosso tempo,de alguém que nos entenda...

    Quer saber podemos trocar “louco” por “bipolar” acho q isso todo mundo tem um pouco...ja pensou q chato seria aquela pessoa sempre na mesmice?
    Aii não...
    Vivi..ficaria aqui o dia escrevendo hj..to inspirada..mas vou ficar por aqui pq já ficou gigante..aff!! vamos deixar o resto pro café..heheh

    ResponderExcluir
  3. ualll
    amiga vc ta me saindo melhor q a encomenda, como dizem...
    ta tendo mais paciencia p escrever q eu e ta mto bewm hein?
    ah mas fala serio, q chato seria o mundo sem nossos altos e baixos(olha eu contente por ser uma bipolar... mdr)
    mas aproveita sua inspiração amiga e monta um blog...imagine nos duas nao íamos fazer mais nada, alem de tentar entender nossas proprias insanidades ne?
    ja chegou sua msg, ô "transmimento de pensação"
    kkkkkkkkkkkkkkk
    a ideia do blog eh perfeita!
    beijooooo

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu sou "transtornado" rss. Faço tratamento há 5 anos e mantenho um blog sobre a doença. Talvez lhe seja útil dar uma olhada http://bipolarbrasil.blogspot.com

    O livro que você leu é sem dúvida muito exclarecedor. O Diogo Lara é um dos melhores especialistas em TAB. Existe um outro livro (de outro autor) que eu recomendo você ler também: ENIGMA BIPOLAR... No google livros, você pode ler uma prévia, vale a pena!

    Agora, se você se identificou com o transtorno, busque um psiquiatra (nem sempre eles são para loucos), certamente pode lhe ser muito bom.

    Embora, eu entenda que se algo não está bem, busque o médico... Se tudo está bem, seja feliz com o que tem.

    Boa sorte e aguardo sua visita no blog que mencionei.

    ResponderExcluir
  5. puxa...
    legal seu post "transtornado" rs vou entrar no seu blog sim...
    e obrigada pelas dicas!
    beijo vi

    ResponderExcluir
  6. Oi flor, adorei seu blog, adoro escrever mas não dá tempo...snif,snif!!!Minha chefinha dizia "é só um relatório, não precisa escrever um livro Clau", mas não adianta comigo é td nos miiiiniiimos detalhes!!!!
    Qto ao post...é td de bom, não se assuste não viu é um "probleminha" é,especialistas até afirmam que é doença, porém querida tenho esse "probleminha" já diagnosticado e tudo e faz tempo viu.O que eu fiz?Segui toda uma conduta médica prescrita, dentre elas, análise, psicanálise, psicóloga, psiquiátra,neurologistas e medicações, muitas medicações,até que um dia buuummm...é explodi mandei tudo aquilo pro espaço e percebi que havia um problema sim, mas que na tentativa de me ajudarem as pessoas só atrapalhavam, julgavam,os remédios meu pai do céu me derrubavam. Perdi emprego e amigos(na verdade os amigos mesmo nunca os perdi) e acabei percebendo que apesar de ser um "problema" e que nós sofremos com isso, com nossos altos e baixos,na verdade somos aquilo que muitos tentam ser e não conseguem, dizer e não dizem, fazer e não fazem.
    Um Dr. um dia me disse "é não tem jeito, mudar personalidade é impossíel, vc nasce com ela,o que acontece é vc usá-la da melhor forma possível".
    Não aceito que pisem no meu calo...NÃO, revido SIM,nem sempre naquela hora,mas ou do extremo humor ao terrível mal humor.
    Mas note...vc já foi cruel com alguém que não merecesse? Guaranto que não, o que nós não suportamos é que tentem cuidar da nossa vida, comandá-la, burburimos ao nosso respeito, convenhamos é de matar né!!!Uma coisa difícil pra mim é perdoar, desculpar, até preciso trabalhar nisso mas...não sou Jesus Cristo pra perdoar ninguém.Pedir desculpas,mais difícil ainda, se fiz ou falei algo foi porque mereceu mesmo.Perdão só pra Jesus mesmo, ele sim pode me apontar,julgar e condenar. E diga, quem me vê jamais diz que sou assim né!!!
    No mais querida é só alarde, fique tranquissss!!!
    Uff chega,já enchi bastante sua paciência.
    Um gde bjo no seu S2, parabéns pelo blog e fique com Deus!!!

    ResponderExcluir

Algo a Dizer? Aproveita e fica a vontade...